sexta-feira, 30 de março de 2018

Capital de Giro

 

O que é Capital de Giro? 

 

Capital de giro significa capital de trabalho, ou seja, o capital necessário para financiar a continuidade das operações da empresa, como recursos para financiamento aos clientes (nas vendas a prazo), recursos para manter estoques e recursos para pagamento aos fornecedores (compras de matéria-prima ou mercadorias de revenda), pagamento de impostos, salários e demais custos e despesas operacionais.

Conforme o próprio nome indica, o capital de giro está relacionado com todas as contas financeiras que giram ou movimentam o dia a dia da empresa.

  • O que é Ciclo Operacional?

Quando falamos em gestão financeira, Ciclo Operacional é a soma de todos os acontecimentos referentes a uma operação empresarial (inicia com a compra de matéria-prima, passa pela produção, avançando pela venda do produto e vai até o recebimento relacionado às vendas realizadas).
Portanto, compreende o período (em média) entre os desembolsos para as operações e as entradas de caixa. Sendo assim, uma parte do capital de giro (ou sua totalidade) é financiada pelos fornecedores e seus prazos médios de pagamento. Por esse motivo – conforme veremos mais adiante -, o ideal é a empresa maximizar estes prazos.
O Ciclo Operacional é calculado a partir da fórmula:

CICLO OPERACIONAL = Prazo Médio de Estocagem (PME) + Prazo Médio de Recebimento (PMR)

Trocando em miúdos, consideramos o PME como o período médio em que tanto a matéria-prima quanto os produtos acabados ficam armazenados na empresa. Já o PMR vai desde o período da venda até a empresa receber os recursos.

Exemplo de Ciclo Operacional

Vamos supor que os produtos da empresa XYZ tiveram um Prazo Médio de Estocagem (PME) de 40 dias. O Prazo Médio de Recebimento (PMR) foi de 35 dias. Com a fórmula acima, temos:

CICLO OPERACIONAL = 40 dias (PME) + 35 dias (PMR)
CICLO OPERACIONAL = 75 DIAS

Com esse resultado, entendemos que a empresa leva 75 dias para comprar matéria-prima, produzir, vender e receber o valor correspondente.

  • O que é Ciclo Financeiro?

Também conhecido como Ciclo de Caixa, o Ciclo Financeiro compreende o tempo de pagamento aos fornecedores até o recebimento do valor correspondente às vendas do produto final. Em outras palavras: o Ciclo Financeiro é o caminho do dinheiro.
Assim, quanto maior for o prazo dos fornecedores, mais dinheiro a empresa terá em caixa e menor será o Ciclo Financeiro. Com isso, a empresa terá uma menor dependência de pagamento de juros bancários, para citar um exemplo. O Ciclo Financeiro é calculado a partir da fórmula:

CICLO FINANCEIRO = Ciclo Operacional – Prazo Médio de Pagamento a Fornecedores (PMPF)


 Exemplo de Ciclo Financeiro

Utilizando os valores do exemplo de cálculo do Ciclo Operacional, temos que o tempo entre estocagem e recebimento de pagamento é de 75 dias. Para calcular o Ciclo Financeiro, vamos supor que o prazo médio de pagamento a fornecedor seja de 25 dias. Colocando os números na fórmula acima, temos:

CICLO FINANCEIRO = 75 dias (CO) – 25 dias (PMPF)
CICLO FINANCEIRO = 50 dias

Os empresários e gestores financeiros devem ter como meta sempre reduzir os ciclos financeiros, pois isso resulta em maior retorno sobre o investimento. No exemplo, temos que a empresa XYZ tem um Ciclo Financeiro de 50 dias.




Nenhum comentário:

Postar um comentário