quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Comemoração do dia do Contador na FVS!

 Finanças marcou presença no "VI Encontro de Contadores em debate com a Sociedade" no dia 21/09/2017 no auditório da Faculdade Vale do Salgado - FVS em Icó/CE.











quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Sistemas político-econômicos

Imagem relacionadaHoje na nossa aula de Introdução à Economia vimos uma introdução aos conceitos de sistemas político-econômicos. 


O que é um sistema político-econômico?
É o sistema implantado para regular as diferentes atividades econômicas, assim como seu comércio resulta da compra e venda dos produtos gerados pelo ser humano ou obtidos pela natureza.
  
O sistema econômico não se limita exclusivamente com questões econômicas ou comerciais, mas em muitos sentidos transcende essas fronteiras para incluir também conceitos sociais, políticos e culturais. É uma das estruturas mais fortes que existem nas sociedades humanas. Isto é visível nos sistemas econômicos de longa duração, como o feudalismo ou, atualmente, o capitalismo demonstra na história. 

A versão mais atual do sistema econômico é a que foi imposta progressivamente em todo o mundo: o capitalismo. 

CAPITALISMO
O Capitalismo é baseado na produção de renda ou riquezas, em outras palavras, capitais. Assim, para o capitalismo se estabelece uma hierarquia clara que significa que, quem tem mais capitais tem mais poder, não só economicamente, mas também socialmente, politicamente e culturalmente. É baseado em um forte consumismo que significa que a vida só tem sentido através do consumo de bens e serviços entendidos como fundamentais. Este consumo constante gera uma grande disparidade entre os que têm os meios e aqueles que não têm e, portanto, ficam fora do sistema.  
 
SOCIALISMO
O socialismo consiste em uma teoria, doutrina ou prática social que propõe a apropriação pública dos meios de produção (planificação) e a supressão das diferenças entre as classes sociais. 


QUANTO À INTERVENÇÃO GOVERNAMENTAL
Enquanto no capitalismo o governo intervém pouco na economia, no socialismo há uma grande intervenção do governo.  

DIFERENÇAS E IMPLICAÇÕES
O capitalismo favorece quem tem dinheiro, e dá liberdade para criação de empresas por parte dos indivíduos, mas cria classes sociais muito distintas e consequentes desigualdades sociais.  
 O socialismo tem como visão o bem comum de todos os indivíduos da sociedade, sendo que o governo providencia o que é necessário para os cidadãos. Uma desvantagem desse sistema é que é difícil estabelecer negócios quando tudo é controlado e limitado pelo governo. Outra limitação do socialismo é que a sua implementação é muito complicada, e em vários países socialistas de hoje, as pessoas são exploradas pelos seus governos (usamos como exemplo a Coreia do Norte que vive um regime ditatorial).

Foi uma aula proveitosa e houve a participação de toda sala no debate. É essa a ideia, formarmos uma visão crítica! 

Resultado de imagem para sistemas politico economicos 

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Teoria Clássica da Administração

Hoje na aula de Noções de Administração fizemos uma introdução ao assunto sobre o surgimento da Teoria Clássica da Administração.

A Teoria Clássica da Administração teve início em 1916;
Fundador: Henri Fayol (1841-1925);
Objetivo: Busca a eficiência das organizações.

Para entendermos o que levou ao surgimento da Ciência da Administração, vimos qual era o cenário da época:

No século XX, o panorama industrial tinha características e elementos para inspirar uma Ciência da Administração: 
  • Imensa variedade de empresas, com tamanhos diferenciados;
  • Problemas de baixos rendimentos dos recursos utilizados;
  • Desperdício;
  • Insatisfação generalizada entre os operários;
  • Intensa concorrência;
  • Alto volume de perdas por decisões mal formuladas.
Isso tudo levou à divisão do trabalho entre os que pensam e executam:


Henri Fayol:
  • Nasceu em 1841;
  • Com 19 anos se formou em Engenharia de Minas e entrou para uma empresa metalúrgica e carbonífera;
  • Com 25 anos foi promovido a gerente;
  • Com 47 anos foi diretor geral de uma companhia à beira da falência e restabeleceu a saúde econômico-financeira;
  • Em 1916 publicou sua obra "Administration Industrielle et Generale".

Para não esquecer das nossas aulas de Contabilidade Básica!





Estrutura do Balanço Patrimonial
Imagem relacionada




 

  • O Balanço Patrimonial tem na sua constituição duas colunas: a coluna do lado esquerdo é a do Ativo e a coluna do lado direito é a do Passivo (determinado por convenção).
  • No lado esquerdo são discriminados os bens e direitos, especificando-se qualitativamente cada componente e indicando seu valor monetário (aspecto quantitativo).
  • No lado direito são discriminadas as obrigações (dívidas) que a empresa possui para com terceiros, por sua natureza e por sua expressão monetária.
  • Também no lado direito são discriminadas as contas do Patrimônio Líquido, sendo as obrigações para com a empresa. São os recursos que os acionistas, sócios investiram na entidade. Ex.: investimento feito pelos proprietários (dinheiro aplicado), reserva de lucros, etc.


 Na prática:



segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Curiosidade do mundo financeiro

Na década 20, durante o período da hiperinflação na Alemanha, a moeda perdeu tanto de seu valor que muitos cidadãos passaram a usá-las como papel de parede.



E aí? Já imaginou você fazer um papel de parede desses?

sábado, 9 de setembro de 2017

No mundo financeiro tudo pode acontecer...


 Inclusive dois gatos herdarem tanto dinheiro!

Qual sua opinião sobre o assunto?

Fonte: http://epocanegocios.globo.com/Curiosidades/noticia/2017/09/gatos-herdam-us-300-mil-apos-morte-de-dona-nos-eua.html

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Você também precisa de um "Guiding Hands"?

Imagem relacionada

Apesar de ser mais uma crítica ao uso excessivo das redes sociais, o vídeo mostra uma ideia inovadora. Conforme o vídeo engraçado, o "guiding hands" é um profissional que guia as pessoas enquanto estas utilizam o celular andando, dirigindo, quando deveriam estar vigiando as crianças no parque ou qualquer outra atividade cotidiana. O guiding hands auxilia essas pessoas para que elas não sofram acidentes ou para que consigam realizar as atividades que deveriam, porém, por estarem totalmente conectadas ao mundo virtual, não conseguiriam essa realização.

Claro que isso é um exagero, mas não será de se estranhar se daqui alguns anos seja necessário um tipo de profissional parecido!

O que devemos ter consciência enquanto estudantes de Finanças é que o tempo é um recurso que está em constante escassez em nossas vidas, uma vez que não podemos realizar várias atividades que gostaríamos ao mesmo tempo. Para tanto se faz necessário fazer um Trade-Off e utilizar esse recurso precioso da melhor forma possível, buscando sempre o crescimento pessoal e profissional.

(O vídeo foi visto e discutido em sala na disciplina de Introdução à Economia).

Crise financeira de 1929: uma análise crítica


Entender a crise de 1929 e compreender suas causas se faz importante tanto para os alunos enquanto futuros formandos do curso Técnico em Finanças, como também enquanto cidadãos preocupados em  compreender um fato histórico que trouxe mudanças na economia e assim fazer análises do momento atual.

Com esse intuito, hoje na aula de Introdução à Economia fizemos uma análise crítica sobre a crise financeira de 1929, a chamada Grande Depressão, que resultou para os EUA na quebra da Bolsa de Nova York, desemprego em massa, falência de várias empresas, tanto do setor industrial quanto do setor agrícola, pobreza. Por conta da Globalização, muitos países que estavam atrelados ao sistema de crédito americano também sofreram uma grande recessão em suas economias.

Após o final da Primeira Guerra Mundial, 1918, os países europeus que encontram-se devastados começaram um processo de recuperação. Nesse cenário, os EUA, ao tempo que conseguiam uma produção econômica muito grande, pois tinham compradores dentro e fora do país, também estimulavam a oferta de crédito pra estes compradores, bem como a política de aumento salarial para empregados. Entretanto, sempre quando havia um período de pequena recessão, ou seja, um decréscimo na produção econômica, o governo intervinha no mercado aplicando mais crédito (dinheiro e títulos da Bolsa de Valores) para reparar os danos. Este processo gerou uma “bolha inflacionária”, pois, em 1929, chegou um momento em que não se podia mais esconder o caráter artificial da expansão econômica: havia muito dinheiro emitido circulando, mas sem valor real com a produção. E aí veio a explosão da "bolha" e consequentemente uma crise sem precedentes devastando não só os EUA, mas também outros países que dependia dessa economia.


O Brasil também sofreu com essa crise devastadora, uma vez que os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro. Com a crise, a importação deste produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram, causando muitos transtornos também à economia brasileira. Para que não houvesse uma desvalorização excessiva, o governo brasileiro comprou e queimou toneladas de café. Desta forma, diminuiu a oferta, conseguindo manter o preço do principal produto brasileiro da época.


Foi uma aula bastante produtiva com a participação da sala de aula no debate. Que estejamos sempre preparados para fazer essa análise não só de um fato ocorrido, mas também entender o que está acontecendo atualmente no Brasil e no mundo!

Apresentação de trabalhos: Finanças com criatividade

Hoje concluímos as apresentações dos trabalhos da disciplina de Noções de Administração. Parabéns a todas as equipes pelo empenho, criatividade e inovação! Deram conta do recado!  
#Finan1
Equipe 1:
Estrela Modas
A loja que te faz brilhar!
Equipe 2:
Restaurante dos Sonhos
Coma, namore, dance, divirta-se e faça o pedido que sua mulher sempre esperou!

Equipe 3:
SuperCenter
Tudo que você procurar, aqui você vai encontrar!


Equipe 4:
Hospital Life
A nossa prioridade é a sua saúde!

Equipe 5:
Bó? Turismo
Viajando para os seus sonhos!

Equipe 6
Finan Veículos
Sua via de passagem é aqui!

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Finanças com criatividade e trabalho em equipe!

Hoje na aula de Noções de Administração foi feito um trabalho em equipe a fim de desenvolver a criatividade, senso crítico e espírito empreendedor dos alunos do curso de Finanças. A sala foi dividida em 6 equipes e cada equipe ficou com um seguimento de negócio (fábrica de roupas, restaurante, supermercado, hospital, empresa de turismo e de veículos), com a incumbência de criar uma logomarca, uma frase de impacto e apresentar como e onde a empresa atua e quais serviços/ produtos esta oferece de forma inovadora e diferenciada dos que já são encontrados no mercado. Foi uma atividade bastante proveitosa com a participação de todos. Parabéns ao 1º ano B! #Finan1

Equipe 1: Fábrica de roupas

Equipe 2: Restaurante
Equipe 3: Supermercado

Equipe 4: Hospital
Equipe 5: Turismo
Equipe 6: Veículos



Por que registrar uma Marca?


Em nossas últimas aulas temos sempre falado da importância do registro de uma Marca para o sucesso empresarial. A Marca representa para a empresa um ativo,  um bem intangível. Para tanto, é necessário que essa Marca seja devidamente registrada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) mediante preenchimento de formulário e pagamento de taxa. Esse processo é necessário para proteger a identidade da empresa e evitar que terceiros se apropriem ou utilizem indevidamente a marca. Quanto antes melhor pedir o registro da marca, melhor. Caso entrem com um pedido de registro de marca idêntica, quem terá a prioridade será o primeiro que entrou o processo no INPI. A validade do registro de uma marca é de 10 anos.

Não perca tempo! Registre sua marca e proteja seu ativo.





segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Nome de Fantasia bem diferente! Um caso em Belo Horizonte - MG

Na aula de Introdução ao Curso Técnico em Finanças vimos um vídeo de uma empresa de Belo Horizonte que presta serviço de desentupimento de esgotos/fossas. Acontece que a empresa tem um nome de fantasia bem inusitado: Desentupidora Rola Bosta (risos). Podemos ver que o dono da empresa é bastante profissional e que demonstrou um perfil empreendedor na entrevista (vídeo abaixo), e que o nome foi apenas uma jogada de Marketing que deu muito certo. Aproveitamos o momento para debater termos como Razão Social, Nome de Fantasia, Registro na Junta Comercial, Registro de Marcas no INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial, qualidade e valorização profissional. Aula bastante proveitosa!

Quanta criatividade, não?

Veja abaixo o vídeo:



TRADE-OFF na vida real!

Na aula de Introdução à Economia discutimos um assunto bastante importante e que podemos ver que já aplicamos essa teoria no nosso dia a dia. Falamos em Trade-Off, que é uma expressão da literatura econômica para designar uma situação de escolha entre opções conflitantes. De forma mais simples significa dizer que, em um dado momento você tem duas ou mais opções válidas, e por conta da escassez de recurso (tempo, dinheiro, etc), você precisará escolher a mais viável. Como exemplo bem prático da vida de um estudante, utilizamos como exemplo o Trade-Off (troca e escolha) que é feita toda manhã antes de ir à escola. Você poderia ficar em casa dormindo mais ou ir à escola preparar-se para o futuro. As duas opções são válidas, ficar em casa tem o benefício de dormir mais, assistir ou fazer algum hobby, mas por conta da escassez de recurso (nesse caso o tempo) você terá que fazer o Trade-Off, ou seja, escolher a opção melhor, que no caso é preparar-se para o futuro. O que se deixa de fazer representa o Custo de Oportunidade. Essa teoria pode ser aplicada tanto na vida pessoal, como na vida empresarial. Um empresário também está sempre fazendo Trade-Off's por conta da escassez dos recursos, tendo que optar por uma opção mais viável no momento e que trará maiores benefícios financeiros.

E aí? Já fez o seu Trade-Off de hoje?