quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Sistemas político-econômicos

Imagem relacionadaHoje na nossa aula de Introdução à Economia vimos uma introdução aos conceitos de sistemas político-econômicos. 


O que é um sistema político-econômico?
É o sistema implantado para regular as diferentes atividades econômicas, assim como seu comércio resulta da compra e venda dos produtos gerados pelo ser humano ou obtidos pela natureza.
  
O sistema econômico não se limita exclusivamente com questões econômicas ou comerciais, mas em muitos sentidos transcende essas fronteiras para incluir também conceitos sociais, políticos e culturais. É uma das estruturas mais fortes que existem nas sociedades humanas. Isto é visível nos sistemas econômicos de longa duração, como o feudalismo ou, atualmente, o capitalismo demonstra na história. 

A versão mais atual do sistema econômico é a que foi imposta progressivamente em todo o mundo: o capitalismo. 

CAPITALISMO
O Capitalismo é baseado na produção de renda ou riquezas, em outras palavras, capitais. Assim, para o capitalismo se estabelece uma hierarquia clara que significa que, quem tem mais capitais tem mais poder, não só economicamente, mas também socialmente, politicamente e culturalmente. É baseado em um forte consumismo que significa que a vida só tem sentido através do consumo de bens e serviços entendidos como fundamentais. Este consumo constante gera uma grande disparidade entre os que têm os meios e aqueles que não têm e, portanto, ficam fora do sistema.  
 
SOCIALISMO
O socialismo consiste em uma teoria, doutrina ou prática social que propõe a apropriação pública dos meios de produção (planificação) e a supressão das diferenças entre as classes sociais. 


QUANTO À INTERVENÇÃO GOVERNAMENTAL
Enquanto no capitalismo o governo intervém pouco na economia, no socialismo há uma grande intervenção do governo.  

DIFERENÇAS E IMPLICAÇÕES
O capitalismo favorece quem tem dinheiro, e dá liberdade para criação de empresas por parte dos indivíduos, mas cria classes sociais muito distintas e consequentes desigualdades sociais.  
 O socialismo tem como visão o bem comum de todos os indivíduos da sociedade, sendo que o governo providencia o que é necessário para os cidadãos. Uma desvantagem desse sistema é que é difícil estabelecer negócios quando tudo é controlado e limitado pelo governo. Outra limitação do socialismo é que a sua implementação é muito complicada, e em vários países socialistas de hoje, as pessoas são exploradas pelos seus governos (usamos como exemplo a Coreia do Norte que vive um regime ditatorial).

Foi uma aula proveitosa e houve a participação de toda sala no debate. É essa a ideia, formarmos uma visão crítica! 

Resultado de imagem para sistemas politico economicos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário