Entender a crise de 1929 e compreender suas causas se faz importante tanto para os alunos enquanto futuros formandos do curso Técnico em Finanças, como também enquanto cidadãos preocupados em compreender um fato histórico que trouxe mudanças na economia e assim fazer análises do momento atual.
Com esse intuito, hoje na aula de Introdução à Economia fizemos uma análise crítica sobre a crise financeira de 1929, a chamada Grande Depressão, que resultou para os EUA na quebra da Bolsa de Nova York, desemprego em massa, falência de várias empresas, tanto do setor
industrial quanto do setor agrícola, pobreza. Por conta da Globalização, muitos países que estavam atrelados ao
sistema de crédito americano também sofreram uma grande recessão em suas
economias.
Após o final da Primeira Guerra Mundial, 1918, os países europeus que encontram-se devastados começaram um processo de recuperação. Nesse cenário, os EUA, ao tempo que conseguiam uma produção econômica
muito grande, pois tinham compradores dentro e fora do país, também
estimulavam a oferta de crédito pra estes compradores, bem como a
política de aumento salarial para empregados. Entretanto, sempre quando
havia um período de pequena recessão, ou seja, um decréscimo na produção
econômica, o governo intervinha no mercado aplicando mais crédito
(dinheiro e títulos da Bolsa de Valores) para reparar os danos. Este processo gerou uma “bolha inflacionária”, pois, em 1929, chegou um
momento em que não se podia mais esconder o caráter artificial da
expansão econômica: havia muito dinheiro emitido circulando, mas sem
valor real com a produção. E aí veio a explosão da "bolha" e consequentemente uma crise sem precedentes devastando não só os EUA, mas também outros países que dependia dessa economia.
O Brasil também sofreu com essa crise devastadora, uma vez que os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro.
Com a crise, a importação deste produto diminuiu muito e os preços do
café brasileiro caíram, causando muitos transtornos também à economia brasileira. Para que não houvesse uma desvalorização
excessiva, o governo brasileiro comprou e queimou toneladas de café.
Desta forma, diminuiu a oferta, conseguindo manter o preço do principal
produto brasileiro da época.
Foi uma aula bastante produtiva com a participação da sala de aula no debate. Que estejamos sempre preparados para fazer essa análise não só de um fato ocorrido, mas também entender o que está acontecendo atualmente no Brasil e no mundo!
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